6 de nov de 2010

O que faz de um jogador completo?

Mais do que tudo, sabemos que a NBA é a maior liga de basquete que existe e que conquista fans de todas as partes do mundo, raças e idades. O basquete norte americano, e também os seus astros servem de inspiração para amantes e praticantes do esporte, para jovens talentos que sonham em um dia jogar profissionalmente. Mas o que esse jogador deve apresentar para ser prestigiado, para ser falado, ou melhor dizendo completo?

Grandes jogadas, enterradas, e lances, que são julgados impossíveis ate serem vistos por aquele jogador fazem com que ele crie a ‘’fama’’ de o melhor, os olhares se voltam para aquela única pessoa, se vê na rua fans com camisetas, bolas, bonés, e vozes dizendo o seu nome com o brilho nos olhos e com a sensação de ‘’eu admiro esse cara, você é meu herói’’. Mas o ponto chave desse, se é que pode ser chamado de artigo, é falar que um jogador não é bom e admirado somente pelo seu jogo e/ou habilidade, mas sim pelo caráter e respeito com os outros que demonstra dentro e fora de quadra. O que me inspirou a escrevê-lo foi o fato ocorrido na ultima semana onde o jogador Kevin Garnet do Boston Celtics, foi racista com o jogador do Detroit alegando um ‘’câncer’’, sendo que o jogador apresenta uma doença que não faz crescer muitos pelos no corpo.

Isso não é atitude de um ídolo, de um jogador de alto nível que serve de exemplo para crianças. É uma atitude que não se explica por uma discussão ou por uma partida mais dura, é algo que merece punição e vai alem das quadras, é um fator que envolve fatores morais e culturais de uma pessoas/sociedade. Então fica a pergunta, somente a habilidade faz de um jogador completo?

4 comentários:

Iago Oliveira disse...

o cara não disse isso,véio...

Anônimo disse...

ele nao disse ou depois foi querer falar que o jogador era um cancer para a liga alegando uma desculpa? enfim.."

Arthur Malaspina disse...

Cadê o vídeo do Garnett falando isso? Não tem! Pode até ter falado, mas não dá pra acusar sem provas né... mesmo porque o Villanueva é bem cara de pau tb...

Marlon Santos disse...

Ao que aparenta isso realmente aconteceu, pelo menos segundo Villanueva no Twitter.